O motor a gasolina DVVT 1.6L é tipicamente desenhado com os mesmos princípios que o motor VVT, mas é mais avançado tecnicamente que o mesmo. A diferença reside no facto de que o motor VVT apenas consegue ajustar a válvula de entrada de ar enquanto que o DVVT consegue ajustar as válvulas de entrada de ar e saída simultaneamente, enquanto impulsiona o torque e potência a baixa velocidade. Ainda, o sistema DVVT consegue melhorar o desempenho de potência do veículo e reduzir o consumo de combustível.
Este motor de 4 cilindros foi colocado em produção em 2012. A sua potência máxima chega aos 93kW/6150rpm, o torque máximo aos 160Nm/3900rpm, e a potência estimada aos 58kW/L. Comparando com os motores vulgares, o motor a gasolina DVVT 1.6L apresenta mais 12% de potência e menos 24% de consumo de combustível. Tem sido usado no Chery Tiggo, A3, G3 e Qoros 3.
Parâmetros técnicos do Motor a gasolina DVVT 1.6L
| Código | |
| Modelo | 1.6 DVVT | 
| Combustível | Gasolina | 
| Tipo | L4, DOHC, 16 válvulas, Correia de temporização silenciosa, DVVT, VIS, | 
| Deslocamento volumétrico (L) | 1.598 | 
| Orifício × Golpe (mm) | 77×85.8 | 
| Compressão Proporção | 11 | 
| Potência estimada (kW/rpm) | 90/6150(122.4hp) | 
| Torque máximo (Nm/rpm) | 160/3900 | 
| Potência específica(kW/L) | 56.3 | 
| Dimensões gerais L×W×H(mm) | 653×643×650 | 
| Peso(kg) | 125 | 
| Padrão de emissões | Euro IV | 
