Início » Produtos » Links rápidos » Motores a gasolina » Motor a gasolina TGDI 1.6L

Motor a gasolina

TGDI 1.6L
Brevemente

O motor a gasolina TGDI 1.6L é um novo motor ACTECO III desenvolvido pela CHERY através da adoção de um conceito de design modular e integrado e de uma plataforma de desenvolvimento. Graças às avançadas tecnologias TCI e TGDI, o desempenho energético, a economia de combustível e padrão de emissões deste motor para automóvel chegou a um nível de liderança na indústria. Mais especificamente, a potência por litro chega aos 85kW/l ou mais; o torque por litro chega aos 185Nm/l.

Seis tecnologias brilhantes
1. Injeção direta de gasolina (GDI)

Graças à tecnologia GDI, a gasolina é diretamente injetada nos cilindros quando o motor está a funcionar. A mistura da gasolina e do ar é feita no cilindro. A super elevada pressão da injeção consegue reduzir o diâmetro médio da queda de combustível, assegurando uma atomização minuciosa e maior eficiência do combustível.

Ainda, graças à GDI, o torque de saída do motor a gasolina TGDI 1.6L chega ao mesmo nível que o motor a gasóleo de grande deslocamento volumétrico, oferecendo ao condutor um excelente conforto quando o carro acelera, assim como um baixo consumo de combustível, baixas emissões e um confortável NVH.

2. Turbocompressor intercooler (TCI)
A tecnologia TCI provoca um aumento da densidade do ar de entrada, assim otimizando a combustão e melhorando o desempenho da potência e economia do combustível. Adicionalmente, a tecnologia TCI consegue melhorar a potência e torque deste motor de combustão interna, enquanto aumenta o deslocamento volumétrico. Comparando com o motor NA com o mesmo deslocamento volumétrico, o desempenho deste motor é 40% superior. Assim, o baixo consumo de combustível e a grande potência podem ser desfrutados simultaneamente.

3. Válvula dupla de abertura variável (DVVT) e correia silenciosa
Ao empregar a tecnologia DVVT, o motor a gasolina TGDI 1.6L otimiza o desempenho e consumo do combustível em todas as velocidades de rotação e cargas. A correia silenciosa proporciona uma transmissão fiável, grande durabilidade, pouco uso de espaço, e uma tensão consistente. Ainda, a correia silenciosas é livre de manutenções, reduzindo assim o custo para os utilizadores.

4. Bloco do cilindro para altas pressões de liga alumínio fundido
O motor DVVT é concebido com cilindros de liga de alumínio fundido que possuem forros de parede ultra fina. O processo de revestimento avançado com alta pressão reduz o peso do motor ao máximo, enquanto simultaneamente fornece força e conforto NVH. Assim sendo, não só vai sentir a forte potência como também vai desfrutar dos benefícios do baixo consumo de combustível.

5. Bomba de óleo para deslocamento volumétrico variável
O motor a gasolina TGDI 1.6L é fornecido com uma bomba de óleo de deslocamento volumétrico reduzido. Controlado através de ECU, esta bomba de óleo oferece uma pressão de óleo baixa em baixas velocidades e uma elevada pressão do óleo a altas velocidades. A gasolina é fornecida de acordo com as necessidades do momento, reduzindo ao máximo o consumo energético e diminuindo ainda mais o consumo de combustível.

6. Design integrado, modular e leve para os componentes
Os componentes deste motor de 4 cilindros apresentam um design integrado como o design integrado da cobertura da caixa da válvula de plástico e sistema de ventilação do cárter, o design integrado da bomba de óleo, o refrigerador e filtro do óleo e o design integrado da bomba de água, suporte de acessórios e termostato elétrico.

Este design reduz com eficácia o volume e peso do motor, tornando-o mais compacto e mais leve, conseguindo assim um menor consumo de combustível. Os designs modulares e integrados mencionados acima passaram por uma simulação CAE e vários testes, garantindo a elevada fiabilidade.

Parâmetros técnicos do Motor a gasolina TGDI 1.6L

Código F4J16
Modelo 1.6TGDI
Combustível Gasolina
Tipo L4, DOHC, 16 válvulas, GDI, TCI, VVT, Bloco do cilindro em alumínio fundido
Deslocamento volumétrico (L) 1.598
Orifício × Golpe (mm) 77×85.8
Compressão Proporção 9.9
Potência estimada (kW/rpm) 132/5000(179.6hp)
Torque máximo (Nm/rpm) 285/1750
Potência específica(kW/L) 82.6
Dimensões gerais L×W×H(mm) 600×632×624
Peso(kg) 136
Padrão de emissões Euro V
Deixe uma mensagem