Novas tecnologias para os motores

VVT

Princípios técnicos
O VVT (temporização variável das válvulas) é um processo de alteração do tempo de abertura e fecho das válvulas quando o motor está em funcionamento. Quando o motor funciona a alta velocidade, a sobreposição das válvulas precisa de um amplo ângulo para consegui a total dilatação. A sobreposição da válvula, no entanto, deve ser reduzida para diminuir a redução das emissões quando o motor opera em velocidade de repouso;

O CVVT tem a ver com a temporização contínua das válvulas variáveis; é uma VVT simples se apenas o ar de entrada é controlado, e é VVT dupla ou D-VVT se forem controladas tanto a válvula de entrada como a de saída; Ainda, é uma VVT VIS se estiver instalado um colector variável de entrada de plástico.

Características técnicas
A tecnologia VVT consegue aumentar a potência do motor enquanto melhora simultaneamente a poupança de combustível (aprox. 10%); o combustível tem requisitos elevados.

Aplicações
Motor 0.8 VVT, Motor 1.0 VVT, Motor 1.3 VVT, Motor 1.5 VVT, Motor 1.6 VVT, Motor 1.8 VVT, Motor 2.0 VVT, Motor 3.0 VVT e Motor 3.5 VVT.

S-Charge

Princípios técnicos
A polia da cambota pode ser conectada por correia. O torque de rotação da cambota conduz o compressor. Aí, o compressor comprime o ar de entrada para colocar sob pressão. Consequentemente, a potência de saída e torque do motor pode ser aumentado em mais de 40%.

Características técnicas
Graças ao S-Charge, a aceleração é bastante linearizada sem lentidão do turbo, garantindo assim que o motor fornece energia continuamente em qualquer altura. No entanto, a potência do motor é parcialmente consumida, resultando assim numa inferior eficiência do combustível.

TGDI

Princípios técnicos
T significa Turbo e CDI significa Injeção Direta por Gasolina. Isto é, a gasolina é diretamente injetada na câmara de combustão (o combustível do motor tradicional é injetado para dentro do colector de entrada para ser uniformemente misturado com o ar) no tempo devido por um injetor controlado por computador.

É TGDI se combinado com um turbocompressor ou compressor mecânico. Aí, a potência e poupança de combustível são largamente melhoradas, respondendo aos requisitos da proteção ambiental no futuro.

Características técnicas
1. A tecnologia TGDI é ecológica e consegue elevar a potência do motor se combinada com a tecnologia do compressor;
2. Apresenta elevados requisitos para o combustível.

Aplicações
Motor TGDI 2.0

TDDI

Princípios técnicos
O sistema de injeção de combustível Common Rail consiste no sistema de fornecimento de combustível HP, no rail de combustível HP, no injetor de combustível, na bomba de combustível HP e na unidade de controlo eletrónico (ECU). A bomba de combustível e bomba de transferência de combustível são desenhadas para poupar muito espaço. A bomba de combustível HP fornece combustível com uma pressão até 1600 Bar ou até mais. O combustível entre primeiro no rail de combustível.

O rail de combustível é um acumulador de determinada dimensão e consegue operar sob altas pressões. A pressão do combustível da bomba de combustível HP flutua. Através da ação de tamponamento, no entanto, a pressão do rail de combustível consegue manter-se nos 1600 Bar e o combustível pode ser distribuído nos 4 injetores através da tubagem de combustível HP.

Para conseguir uma maior estabilidade da operação, todo o sistema de injeção de combustível é dividido na pré-injeção, injeção principal e pós-injeção para conseguir a re-injeção durante a combustão e para reduzir a temperatura dos gases de combustão no cilindro, diminuindo assim com eficácia a geração de NOx. Ainda, o motor opera de forma mais estável e o ruído é bastante controlado.

Características técnicas
1. Aumenta a estabilidade do motor e obviamente melhora a potência e torque;
2. Possui um custo elevado e a tecnologia central é monopolizada por empresas estrangeiras.

Aplicações
1.0 DTI, 1.9 DTI, 3.0 DTI